Informativos
Meu filho tem déficit de atenção / hiperatividade (TDAH?)
Hoje é muito comum as mães se perguntarem: será que meu filho é hiperativo? Desatento?
Nem sempre a desatenção ou a hiperatividade é sinônimo de transtorno, ou seja, uma criança pode ser um tanto quanto desatenta ou hiperativa sem que isso necessariamente seja um transtorno e a mesma concepta manter uma vida acadêmica e social normalmente.
Todavia se os sinais de desatenção e/ou hiperatividade estiverem prejudicando a vida social e/ou acadêmica do indivíduo, em pelo menos dois ou mais contextos, além de surgirem antes dos 11 anos de idade e persistirem por mais de 6 meses, pode ser que realmente o mesmo seja portador do TDAH.
O TDAH é o distúrbio neurocomportamental mais comum da infância e se caracteriza por concentração lábil, hiperatividade e impulsividade acentuada, em crianças com nível mental normal.
O TDAH é universal e predomina no sexo masculino. É de causa multifatorial, englobando fatores biológicos, genéticos e ambientais.
O diagnóstico é clinico, raramente sendo necessários exames complementares, a não ser que o médico suspeite de alguma outra patologia ou comorbidade.
O tratamento envolve medidas não farmacológicas e farmacológicas, a serem individualizadas com cada paciente.
Rafael Monteiro Bruno
Pediatra / Neuropsiquiatria Infantil
CRM: 10979